terça-feira, 1 de março de 2011

Criada em 2002, a Associação Cultural Caburé reúne pesquisadores, artistas e gestores culturais, e tem entre suas linhas de atuação a pesquisa e o registro de expressões relevantes da cultura brasileira, a criação artística, a produção cultural, a elaboração e edição de livros, filmes, vídeos e discos, a capacitação e mobilização comunitárias e a participação em debates sobre políticas públicas. Desde sua fundação, a Associação Cultural Caburé tem realizado regularmente projetos na área da cultura popular e do patrimônio imaterial. Em 2003, participou da fundação do Fórum de Culturas Populares e Indígenas e Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro.  É produtora fonográfica filiada à AMAR-SOMBRÁS (Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes – Sociedade Musical Brasileira) e está inscrita como editora no ISBN sob o nº 99314.

Principais projetos:

"Instrução do Processo de Registro do Fandango Caiçara como Patrimônio Brasileiro" pesquisa e edição de documentários (IPHAN / 2010 e 2011)

"Instrumentos musicais do Fandango Caiçara" exposição itinerante por cidades do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro (Centro Nacional de Cultural Popular / IPHAN, 2010 e 2011)

“Epifanias” – série musical (Centro Cultural Banco do Brasil DF/2009)

Na Ponta do Verso: Poesia de Improviso no Brasil” – Pesquisa e publicação de Livro CD (Ministério da Cultura /2008)

Cazumba: Arte do Maranhão exposição (Grande Galeria da Caixa Cultural RJ /2008)
    
Artesania Sonora – série musical (Centro Cultural Banco do Brasil SP/2006)

Museu Vivo do Fandango” – Fomento ao Fandango Caiçara por meio de diversas ações, além da publicação de livro e CD duplo (Programa PETROBRAS Cultural SP e PR / 2005 a 2006)

 “Samba Guardado – série musical (Centro Cultural Banco do Brasil  RJ/2006)

 “Brasil de Todos os Sambas – série musical (Centro Cultural Banco do Brasil SP/2005 e RJ/2004)

Caixeiras do Divino Espírito Santo” – Pesquisa e publicação de livro/CD duplo (Vale do Rio Doce-2005)

Careta de Cazumba” – Pesquisa e publicação de livro (Programa PETROBRAS Cultural-2004/2005)

Na Ponta do Verso – série musical (Centro Cultural Banco do Brasil -RJ/2005)

Rabequeiros– série musical (Centro Cultural Banco do Brasil -RJ/2002)

Parcerias:

"A bandeira e a máscara: a circulação de objetos rituais nas folias de reis" –livro de Daniel Bitter. Com Editora 7 letras, Editora UFRJ e Centro Nacional Cultura Popular / IPHAN (2010).

"Registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste do Brasil: Mamulengo, Babau, João Redondo, Cassimiro Coco" – IPHAN e diversas associações (2007 a atual)

I e II Encontro de Fandango e Cultura Caiçara (Guaraqueçaba, PR, 2006 e 2008) – com diversas entidades do litoral Sul e Sudeste.

Ponto de Cultura Casa de Fandango de Guaraqueçaba (edital 2005) - com a Associação dos Fandangueiros do Município de Guaraqueçaba (Guaraqueçaba, PR)

Ponto de Cultura Centro de Cultura Caiçara de Barra do Ribeira (edital 2004) - com a Associação dos Jovens da Juréia (Iguape, SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário